“Quem Sou Como Professor e Aprendiz?”
Vivemos entre diversos tipos de temporalidades. Na realidade, há uma percepção geral e intuitiva de que os múltiplos sentidos de tempo se entrecruzam na vida cotidiana. A percepção mecânica e objetiva, definida pelos relógios e calendários, orienta as nossas atividades rotineiras. Estabelece ritmos e nos auxilia operacionalmente a definir prazos e compromissos. Em um sentido consensual geral, o tempo determinado espacialmente pelos cronômetros, pela periodicidade dos bimestres, semestre e períodos, é uma imensa abstração, então, como educadora e apaixonada pelo que faço, ao ensinar, descobri que aprendo a aprender a cada dia, com cada atividade. Ao planejar uma aula, já sei que quando executá-la não conseguirei concluí-la segundo o que planejei, pois meus alunos tornarão minhas aulas mais valiosas e agradáveis com suas contribuições. Sei que vou aprender sempre e o que me dá esta certeza é o fato de ter humildade e estar sempre aberta para refletir sobre a forma de agir e pensar do meu aluno, refletindo também sobre a minha prática, postura e interação com os colegas, assim, jamais me sentirei desconfortável com o conhecimento que meu aluno (parceiro) traz para o nosso convívio educacional. A apreensão do conhecimento na perspectiva das novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação, ao ser assumida como possibilidade didática exige que, em termos metodológicos, também se oriente a prática docente a partir de uma nova lógica. A solução real, diz Kerckhove, “está em mudarmos as nossas percepções e não apenas as nossas teorias”. Compreender este novo mundo com uma nova lógica, uma nova cultura, uma nova sensibilidade, uma nova percepção.
Nós como alunas, da professora Idelci uma educadora exemplar, criativa,inovadora amiga,atualizada,legal,as vezes ela pega no pé de seus alunos , mais isso está nos ajudando a ter um futuro melhor.
ResponderExcluirBeijos,Professora